Glossário: O que significa CPM, CPC, CPA e CTR?

Hoje tive um curso de AdWords do Google, no meio do curso surgiram várias dúvidas da platéia presente sobre o jargão usado pelo instrutor, depois de uma breve explanação, tudo ficou mais claro.

Resolvi compartilhar as dúvidas mais frequentes:

CPM

CPM, ‘Cost Per Thousand’ em inglês (M é o numeral romano para mil) Significa custo por mil. Isso é a quantidade que anunciante irá pagar para exibir seu anuncio mil vezes numa determinada rede de anúncios ou site.

CPC

CPC, ‘Cost Per Click’ em inglês. Significa custo por clique. Isso é o quanto o anunciante pagaria à rede de anúncios ou site cada vez que um visitante clica em seu anúncio. O valor do CPC pode ser tão elevado como R$3,00 por clique ou tão baixo quanto 4 centavos por clique. Depende do produto e do mercado, entre outros fatores, quanto maior concorrência em um determinado mercado maior devera ser o valor do CPC.

CPA

CPA, ‘Cost Per Action’ em inglês. Significa custo por ação. Esta ação pode ser, por exemplo, quando um visitante ao clicar no anúncio e chegar ao site do anunciante, ele preenche um formulário de consulta simples (CPR – Custo por inscrição), ou se o visitante faz uma compra (CPS – Custo por venda). Poderia ser uma taxa fixa ou uma comissão percentual da venda feita.

CTR

CTR, ‘Click Through Rate’ em inglês. Significa taxa de cliques. Esta é a taxa em que as pessoas clicam no seu banner. Se o seu banner é visto por 100 pessoas, mas acessado por uma única pessoa – então é CTR é de 1% ou ,01

Por exemplo: se o seu banner é visto 100.000 vezes e no mesmo período de tempo que é clicado 2000 vezes – então o CTR do banner é de 2% ou .02.

Calculamos o CTR da seguinte forma …

(Número de cliques dividido pelo número de impressões) vezes 100

Exemplo, para o caso acima, seria:

(2000 / 100.000) x 100 = 02

 

E aqui está o link para uma “calculadora” de medição dos indexadores:

http://www.anilbatra.com/digitalmarketing/cpm-calculator.asp

via: No Azul & Anil Batra

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